Trabalhar na Irlanda

Não perca a chance de trabalhar na Irlanda, o mercado atual oferece vagas em diversas áreas, desde as mais específicas às mais gerais. Confira a seguir um pouco mais sobre como trabalhar na Irlanda.

Como trabalhar na Irlanda?

Está pensando em trabalhar na Irlanda? Saiba que esta é uma opção cada vez mais buscada por jovens e adultos hoje em dia. Seja para ingressar pela primeira vez no mercado de trabalho, ou para se aperfeiçoar.

O país é bem receptivo em relação a imigrantes que desejam trabalhar por lá. Além disso, há uma comunidade brasileira significativa nesse destino.

Trabalhar na Irlanda como garçom ou barista é muito comum.

Como funciona o trabalho na Irlanda?

Primeiramente, a forma mais fácil de trabalhar na Irlanda é sendo estudante. Nesse caso, você poderá exercer até 20 horas semanais durante o ano letivo, e 40 horas nas férias.

Além disso, é preciso estar matriculado em um curso diurno, ou seja, manhã ou tarde. Ele pode ser de idiomas, graduação, técnico, especialização, entre outros.

No caso dos estudantes que fazem um curso de graduação de nível 7, eles podem ficar no país até seis meses após o fim da formação. Já os de nível 8 ou mais, podem ficar até 12 meses.

Durante esse período, é possível buscar um emprego que esteja relacionado à área estudada ou qualquer outra ocupação que você se identifique. E caso consiga uma vaga, pode dar entrada no visto de trabalho permanente (work permit) ou para o visto de residência (Green Card).

O melhor de tudo é que durante esse meio tempo, você pode trabalhar de maneira integral.

Para receber o visto de residência, é necessário que você trabalhe por cinco anos ininterruptos, com o visto de trabalho “full-time”, ininterruptamente.

Sem dúvida o melhor caminho para trabalhar no país é como estudante. Isso porque o visto para estudo (que também permite a execução de atividade remunerada) é bem mais fácil de conseguir do que um destinado exclusivamente para trabalho.

Precisa de visto?

Para entrar ou estudar na Irlanda não é necessário visto prévio, mas é importante se atentar para alguns pontos:

. sua estadia inicial de até 90 dias é autorizada no próprio aeroporto com um visto provisório;

. caso seu curso durate mais que 90 dias, será necessário se registrar IRP, Irish Residence Permit e então seu visto será estendido até o final da duração do curso.

. é necessário estar matriculado em um curso com duração mínima de 25 semanas para ter a permissão de trabalho de 20 horas por semana durante o curso, e 40 horas por semana nas férias.

. manter a frequência nas aulas é fundamental para não ter problemas com a extensão do visto.

. após terminar seu curso, você ainda poderá trabalhar de 6 a 12 meses no país.

Contudo, se você estiver no país e exercendo uma atividade, é possível dar entrada em um visto permanente. Essa é uma excelente forma de conseguir construir uma carreira profissional. Para muita gente é difícil conseguir a oportunidade de ficar prementemente em um país estrangeiro.

Principais ocupações para quem deseja trabalhar na Irlanda

Se você deseja trabalhar na Irlanda, com chances de ficar permanentemente no país, algumas ocupações podem ser as melhores. Isso porque, elas possuem uma alta demanda. Confira abaixo algumas delas:

Serviços e hospitalidade

Bares, restaurante, hotéis, baby-sitter. São diversas oportunidades em várias áreas. Este é o caminho mais procurado por brasileiros que querem chegar no país e conseguir uma atividade logo nas primeiras semanas.

Profissionais das Ciências

A Irlanda é um país que tem uma cultura de pesquisa muito forte. Por conta disso, uma das áreas que dá mais empregos é a de Ciências.

Profissionais de TI, Webdesigners, Programadores

Algumas das maiores empresas de tecnologia possuem sede na Irlanda. Logo, profissionais de TI, web designers e programadores tem excelentes oportunidades de emprego.

Inclusive, o país é reconhecido em todo o mundo por abrigar muitas empresas de desenvolvimento de jogos. Por conta disso, muitos jovens fazem intercâmbio para o destino, visando ingressar nessa área em ascensão.

Profissionais da saúde

Sem sombra de dúvidas ocupações da área de saúde também são amplamente requisitadas na Irlanda. Isso em todos os níveis hierárquicos.

É possível encontrar vagas tanto para enfermeiro, como para diretores de hospitais. Os fisioterapeutas também são amplamente requisitados. Logo, vale à pena investir em uma especialização na área de saúde para ter excelentes oportunidades no país.

Professores universitários

A educação também é uma área com muitas vagas. Principalmente na parte universitária. Muitos profissionais que já se formaram no Brasil em docência, vão para a Irlanda melhorar o inglês e acabam conseguindo um vaga permanente no país. As excelentes condições de trabalho, em conjunto com o padrão de vida elevado, fazem do destino uma ótima oportunidade para fincar raízes e construir uma carreira internacional.

Essas são algumas das áreas e ocupações com mais demanda na Irlanda.

Remuneração média

O salário mínimo na Irlanda é de 9,75 euros a hora. Isso equivale a mais ou menos R$4,21.

Contudo, tenha em mente que o padrão de vida lá também é bem maior. Logo, é preciso ter um bom planejamento financeiro.

Além disso, tenha em mente que esse é o salário mínimo. Dependendo do tipo de ocupação que você exercer, ele pode facilmente aumentar.

Agora que você já sabe tudo sobre como trabalhar na Irlanda, comece a se planejar e fazer as malas. Essa é uma excelente oportunidade para deixar o seu currículo mais atraente, e ainda vivenciar uma experiência incrível ao conhecer uma nova cultura.

Ofertas do Mês

Tudo o que você precisa saber sobre trabalhar na Irlanda

Orçamento
Atendimento
Whatsapp