Visto para Irlanda

O visto para Irlanda é um dos pontos que gera mais dúvidas nas pessoas que desejam visitar ou estudar no país. Vamos simplificar o assunto pra você.

Visto de Estudo e Trabalho

Precisa de visto para entrar na Irlanda?

Se sua estadia a lazer ou estudos terá duração de até 90 dias, não é necessário visto para entrar no país. No aeroporto você fará as devidas comprovações de viagem ou estudo e terá acesso a um visto provisório que se chama Stamp 0.

E depois dos 90 dias?

Após o período do visto provisório, a nova permissão será emitida dentro do próprio país. Existem algumas opções de visto. Vamos falar antes da mais procurada por estudantes brasileiros.

VISTO DE ESTUDO E TRABALHO STAMP 2

O visto Stamp 2 é conhecido como visto de estudo e trabalho. Para ter direito a esse visto você precisa estar fazendo um curso que possua duração de pelo menos 25 semanas e que seja aprovado pelo Governo do país.

Com ele, é possível trabalhar 20 horas durante o ano letivo, e 40 horas nas férias durante a duração do curso. O visto tem duração de 8 meses e pode ser renovado duas vezes. Podem solicitar esse visto, estudantes de cursos de idiomas, graduação, mestrado ou doutorado na Irlanda.

Existe também o Stamp2A. Contudo, este tipo não é tão procurado pois não dá permissão para trabalhar no país. Ele é voltado para cursos de ensino médio e profissionalizantes, e também pode ser renovado duas vezes.

O visto de estudo e trabalho na Irlanda é a melhor opção para brasileiros.

Visto de Trabalho

Para quem deseja trabalhar, existem alguns tipos de vistos que podem ser solicitados. São eles:

1. STAMP 1

Esse é o Visto para Trabalho mais simples. Ele só é emitido quando a pessoa desembarca no país e apresenta a solicitação fornecida por parte da empresa estabelecida no país referente ao trabalho que será exercido em terras irlandesas.

Caso o empregador não possa contratar imigrantes, a pessoa então fica impendida de ter relação com qualquer negócio, sem autorização do Ministério da Justiça e da Igualdade.

Podem solicitar esse tipo de visto para Irlanda.

• Pessoas residentes em países que não pertençam a zona do Euro e que também possua Work Permit, autorização para gerenciar negócios em solo irlandês ou Green Card;

• Pessoas oriundas de países que não pertençam a zona do Euro que tenham autorização de residência;

• Pessoas de países que não pertençam a zona do Euro que tenham um dependente cônjuge que tem a autorização de trabalho.

2. STAMP 1A

É um visto menos comum voltado para trainees. Apenas estudantes que sejam cidadãos “non-EEE” e que cursem algum curso de contabilidade podem solicitá-lo.

3. STAMP 2

É o que a maioria dos brasileiros solicita. Ele é um visto para a Irlanda voltado para estudos, mas, que também dá a permissão para trabalhar (conforme regras citadas anteriormente).

Esse visto tem um prazo de validade de 8 meses, e ele não dá direito ao imigrante de usar os serviços oferecidos pelo governo.

Para obtê-lo, você terá que apresentar alguns documentos:

• Comprovante de seguro;

• Carta da escola, que indique que o curso tem, no mínimo, quinze horas/aula semanalmente;

• Comprovante referente ao pagamento do curso;

• Extrato bancário que comprove que você tenha três mil euros em conta;

• Comprovante de endereço;

• Comprovante que a escola possui o Learner Protection;

• 300 euros para o registro do Irish Residence Permit  – IRP.

4. STAMP 1G

Recentemente criado, esse visto para Irlanda visa facilitar as possibilidades de trabalho para estudantes. Ele é voltado para alunos concludentes de cursos referentes ao nível QQI 8 a 10 e que desejam trabalhar.

Ele pode ser solicitado logo após os resultados dos exames finais do seu curso. Com ele fica mais fácil conseguir um emprego, pois, você tem como comprovar suas habilidades. Ele tem duração de um ano e abre possiblidades para a solicitação do work permit ou green card.

Renovação de visto para Irlanda, como funciona?

No caso do Stamp2, que é o visto para estudos com possibilidade de trabalhar, a renovação só pode ser feita se você tiver pelo menos 85% de frequência no curso que concluiu e que já esteja matriculado em um novo curso de pelo menos 25 semanas. A frequência nas aulas é essencial pois a informação é checada no momento da renovação e você só recebe o visto renovado se tiver esse nível de frequência.

Já no caso do Stamp 1G, ele é válido por 12 meses e não pode ser renovado. Contudo, existem duas possibilidades para quem deseja continuar no país.

É voltar a estudar (graduação, mestrado ou doutorado) ou conseguir work permit. Nesse caso, se você trabalhar por mais cinco anos em full-time, pode solicitar o tão sonhado visto permanente.

Saber como funciona o visto para Irlanda é essencial para quem deseja viajar para o país, para estudar ou trabalhar. É importante ficar de olho no site do Governo Irlandês, para possíveis mudanças, principalmente em relação a taxas.

Ficou com alguma dúvida sobre como conseguir o visto irlandês? Então aproveite para deixa-la nos comentários que nós iremos te ajudar.

Ofertas do Mês

Tudo o que você precisa saber sobre trabalhar na Irlanda

Orçamento
Atendimento
Whatsapp