Curiosidades Canadá

Curiosidades Canadá

 

Economia

O Canadá é uma das nações mais ricas do mundo, com um elevado rendimento per capita. O país é integrante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do G8, como uma das dez maiores nações comerciais do mundo.

De economia mista, o Canadá está classificado acima dos Estados Unidos no índice da Heritage Foundation de liberdade econômica e superior a maioria das nações da Europa ocidental. Os maiores importadores estrangeiros de produtos canadenses são os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão.

No século passado, o crescimento da manufatura, mineração e do setor de serviços transformou o país de uma economia basicamente rural para uma mais industrial e urbana. Como outros países desenvolvidos, a economia canadense é dominada por serviços, que empregam cerca de três quartos dos canadenses. Algo incomum entre os países mais ricos, o Canadá, o setor primário tem um grande papel em sua economia, sendo as indústrias madeireiras e de petróleo duas das mais importantes do país.

O Canadá é um dos poucos países desenvolvidos que são exportadores líquidos de energia. Além disso, a costa atlântica do Canadá e a província de Alberta têm vastas jazidas de gás natural e petróleo em alto-mar.

O Canadá é um dos maiores fornecedores mundiais de produtos agrícolas, sendo que as pradarias canadenses são um dos mais importantes produtores de trigo, canola e outros cereais.

A integração econômica com os Estados Unidos tem aumentado significativamente desde a Segunda Guerra Mundial. Isto tem atraído a atenção dos nacionalistas do Canadá, que estão preocupados com a autonomia cultural e econômica do país na era da globalização, visto que as mercadorias e produtos de mídia estadunidenses se tornaram onipresentes.

Política

O Canadá é uma monarquia constitucional e um estado federal com um parlamento democrático. O parlamento canadense, em Ottawa, consiste da Câmara dos Comuns, cujos membros são eleitos, e do Senado, cujos membros são nomeados. Em média, os membros do Parlamento têm mandato de quatro anos.

Os canadenses vivem sob a monarquia desde os tempos em que o Canadá era colônia da França e da Inglaterra. Embora tenha sido um "Domínio" autônomo do Império Britânico desde 1867, a sua independência total, assim como a de todas as colônias britânicas, só foi estabelecida em 1931, através do Estatuto de Westminster.

Elizabeth II, Rainha da Inglaterra, é também Rainha do Canadá e soberana de vários reinos. Na qualidade de Rainha do Canadá, delega poderes a um Governador Geral do Canadá. Assim, o Canadá é uma monarquia constitucional: a rainha rege, mas não governa.

No Canadá, as responsabilidades do Parlamento central, ou federal, incluem a defesa nacional, comércio interprovincial e internacional, sistema monetário e bancário, direito criminal e indústria pesqueira. As cortes também deram ao Parlamento federal poderes sobre a aeronáutica, navegação, ferrovias, telecomunicações e energia nuclear.

As legislaturas regionais ou provinciais são responsáveis pela educação, propriedade e direitos civis, administração da justiça, sistema hospitalar, recursos naturais dentro de suas fronteiras, seguridade social, saúde e instituições municipais.

Cultura

A base de um Canadá multicultural remonta ao princípio da sua história. A sociedade aborígene era multicultural e multilingual. Os primeiros exploradores franceses e ingleses que chegaram ao Canadá nos séculos XVI e XVII integraram-se com as Primeiras Nações a fim de construir uma herança canadense única.

Durante as últimas décadas do século XVII, muitos povos do leste e do norte europeu imigraram para o Canadá em busca de terra e liberdade, trazendo consigo seus modos de vestir, hábitos alimentares e costumes. No século XX, um grande número de asiáticos também chegaram ao Canadá para trabalhar em minas, ferrovias ou indústrias de serviços.

Povos do mundo todo estabeleceram-se no Canadá, tornando-o um país verdadeiramente multicultural. Em 1988, o caráter multicultural do país foi oficialmente reconhecido quando o Governo sancionou o Ato do Multiculturalismo.

Em 1991, mais de 11 milhões de canadenses (inclusive os aborígenes), ou 42% da população do país, declararam ter pelo menos alguma outra origem étnica que não fosse a inglesa ou a francesa. Entre os maiores grupos estão os alemães, os italianos, os ucranianos, os holandeses, os poloneses, os chineses, os sul-asiáticos, os judeus, os caribenhos, os portugueses e os escandinavos.

Solicite um orçamentoIr para o topo

Cidades Canadá

Selecione uma das cidade e saiba mais detalhes:

Solicite um orçamentoIr para o topo

Clima e Geografia

 

Clima

Este imenso país apresenta grandes variações climáticas, que vai da calota polar ártica, à deserta tundra varrida pelos ventos, às luxuriantes florestas da costa oeste regadas pelas chuvas na Colúmbia Britânica, à savana semi-árida, e aos campos de cereais banhados pelo sol. 

O Canadá possui as quatro estações bem definidas, especialmente na região ao longo da fronteira com os Estados Unidos - região mais populosa do Canadá.

No verão, a temperatura durante o dia pode ultrapassar os 35º C, enquanto no inverno não é raro chegar a -25º C. Na primavera e no outono as temperaturas são mais moderadas. A maioria dos canadenses vive dentro da faixa de 300 km da fronteira meridional do país, onde as primaveras amenas, verões quentes e outonos agradavelmente frescos prevalecem durante pelo menos 7 meses por ano.

Mais ao norte ainda, além da floresta, fica o Ártico. As temperaturas nessa região ultrapassam 0º C somente durante algumas semanas ao ano. Apenas um metro abaixo da delicada camada de vegetação que cresce durante o verão, o solo mantém-se permanentemente congelado.

Ao longo dos séculos, os canadenses aprenderam a prestar atenção ao seu clima variável e a se proteger contra as excentricidades climáticas. Não obstante as modernas inovações que proporcionam proteção contra os extremos de calor e frio (remoção de neve, shopping centers com calefação ou ar condicionado, meios de recreação interna e complexos de escritórios interligados por passagens internas), um forte sentimento de respeito pela natureza persiste entre os canadenses. De um modo geral, os canadenses tendem a desfrutar as diferentes estações e a beleza inerente a cada uma delas.

Geografia

O Canadá se caracteriza pela diversidade geográfica, que compreende férteis planícies bastante adequadas para a agricultura, vastas cadeias montanhosas, lagos e rios. No extremo norte, as vastas florestas despovoadas dão lugar à tundra ártica.

Ao sul, o Canadá divide uma fronteira de 8.892 km com os Estados Unidos. Ao norte, as ilhas árticas ficam a 800 km do Pólo Norte. Além do Oceano Ártico, a Rússia é a vizinha do Canadá.

Devido ao severo clima do norte, somente 12% da terra são apropriados à agricultura. Assim, a maior parte da população de 27 milhões vive dentro de umas poucas centenas de quilômetros da fronteira meridional, onde o clima é mais ameno, em uma longa faixa estreita que se estende entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Explorar a geografia canadense pessoalmente é sempre muito melhor do que ler a respeito.

Solicite um orçamentoIr para o topo

Victoria

Victoria – British Columbia

Victoria é a capital da província canadense de Colúmbia Britânica, sendo a segunda maior cidade, situada na Ilha de Vancouver. A cidade é muito florida, limpa e organizada. Ela é considerada a mais “inglesa” das cidades canadenses, pois ainda preserva a arquitetura e costume dos ingleses. Sua população é de aproximadamente 78 mil habitantes, com cerca de 330 mil na região metropolitana. A principal fonte de renda da cidade é o turismo, que atraiu para a cidade 3,65 milhões de pessoas.

A cidade é cercada por árvores altíssimas, um paraíso para os amantes da natureza. Além disso, a cidade de Victoria possui ótimos locais de compra e restaurantes reconhecidos por sua culinária.

Victoria é uma cidade com clima moderado. O inverno não é muito rigoroso e normalmente tem pouca neve. Já no verão, a cidade a temperatura fica em torno de 27°C.

Pensando em fazer um intercâmbio para o Canadá?

Clique aqui e converse com nossos consultores

Whistler

Whistler – British Columbia

Conhecida mundialmente por suas estações de esqui, Whistler está localizada 120 km ao norte de Vancouver, na província de Columbia Britânica. Em reconhecimento de seu status de classe mundial como uma estância de esqui, a vila cosmopolita de Whistler co-organizou os Jogos Olímpicos de Inverno 2010 junto com Vancouver.

Whistler é um destino de quatro temporada, oferecendo a maior queda vertical no continente, mais de 7 mil hectares de terreno esquiável no inverno, e inúmeras atividades ao ar livre no verão. As montanhas Whistler e Blackcomb têm mais de 200 pistas e 33 teleféricos combinados.

Pensando em fazer um intercâmbio para o Canadá?

Clique aqui e converse com nossos consultores

Vancouver

Vancouver – British Columbia

A cidade de Vancouver é uma cidade portuária costeira, na província da Colúmbia Britânica, terceiro maior do Canadá. Com suas vistas panorâmicas, clima ameno e pessoas amigas, Vancouver é conhecida em todo o mundo como um dos melhores lugares para se viver. A cidade possui grande diversidade étnica e linguística, com 52% da população falando uma língua diferente do inglês.

Vancouver tem sido palco de inúmeros congressos e eventos internacionais, incluindo o Jogos Olímpicos de Inverno 2010 e Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010, organizados junto com Whistler.

Pensando em fazer um intercâmbio para o Canadá?

Clique aqui e converse com nossos consultores

Banff

Banff – Alberta

A cidade de Banff fica cercada pelas Montanhas Rochosas, oferecendo uma experiência única de neve, chalés de luxos, restaurantes sofisticados e uma vida noturna agitada. Banff é um destino turístico conhecido pelas nascentes de água quente.

Além disso, a cidade da Banff é destino para aqueles que buscam esporte ao ar livre como caminhada, ciclismo e esqui. A temperatura no inverno pode atingir até -14°C e no verão a média é de 21,9°C.

Pensando em fazer um intercâmbio para o Canadá?

Clique aqui e converse com nossos consultores

Calgary

Calgary – Alberta

Calgary é a quinta maior cidade do Canadá, sendo a cidade mais populosa da Província de Alberta.  A população atual é de 1,1 milhão de habitantes. É uma cidade nova, com pouco mais de 130 anos. Fundada como Fort Brisbois, foi renomeada em 1876. A cidade sediou em 1988 as Olimpíadas de Inverno.

Localizada a 300 km da fronteira com os Estados Unidos, Calgary está aos pés das Montanhas Rochosas e é cortada pelo rio Bow e pelo Elbow.

Calgary é atualmente um centro financeiro e comercial, onde estão localizadas as sedes das principais empresas petrolíferas do Canadá. O centro de Calgary compreende uma grande variedade de bares, lojas, restaurantes, centros comerciais, atividades culturais e praças públicas como a Olympic Plaza.

Pensando em fazer um intercâmbio para o Canadá?

Clique aqui e converse com nossos consultores

Toronto

Toronto – Ontário

Maior cidade do Canadá, Toronto é a capital da província de Ontário. Localizada na margem norte do Lago Ontário, é o centro da vida comercial, financeira, industrial e cultural do país.

A cidade de Toronto propriamente dita possui, aproximadamente, 2,8 milhões de habitantes, com 6,1 milhões de habitantes na sua região metropolitana.

Toronto é considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, sendo uma metrópole que atrai dezenas de milhares de imigrantes anualmente.

As pessoas têm vivido em Toronto desde pouco depois da última idade do gelo, embora a comunidade urbana só remonta a 1793, quando autoridades coloniais britânicas fundaram a cidade de York sobre o que então era a fronteira superior canadense. Aquela aldeia cresceu para se tornar a Cidade de Toronto, em 1834. A cidade evolui até se tornar um dos lugares mais habitáveis e multiculturais no mundo hoje.

Pensando em fazer um intercâmbio para o Canadá?

Clique aqui e converse com nossos consultores

Quebec

Quebec – Quebec

A cidade de Quebec é a capital da província de Quebec, maior estado do Canadá. Fundada pelo explorador francês Samuel de Champlain, a cidade tem esse nome porque quando ele escolheu o local do seu assentamento chamou Kébec, palavra que na língua ameríndia Algonquian significa “lugar onde o rio se estreita”.

Com o francês como primeira língua, Quebec  é o segundo principal destino para quem quer aprender francês, ficando para atrás apenas de Montreal. Cerca de 96% da população são descendentes de franceses, muito diferente das demais cidades do Canadá, principalmente as maiores cidades que possuem altas taxas de imigração, gerando um mix de religiões e culturas diferentes.

Pensando em fazer um intercâmbio para o Canadá?

Clique aqui e converse com nossos consultores

Montreal

Montreal – Quebec

Montreal é uma ilha e a maior cidade da província canadense de Quebec. Localizada no Rio São Lourenço, foi originalmente habitada pelos Iroquois que viviam em Quebec durante milhares de anos. Em 1535, Jacques Cartier (um explorador de França) foi um dos primeiros europeus a pisar na ilha.

É uma cidade de múltiplas facetas, orgulhosa de seus contrastes. Segunda cidade de língua francesa depois de Paris, com 3,4 milhões de habitantes, a cidade é também um pouco de culturas do mundo inteiro, como testemunham o mosaico de seus bairros e a diversidade de seus restaurantes. Seu rico patrimônio arquitetônico cobre quatro séculos de história, do regime francês à era contemporânea. Insular mas aberta sobre o mundo, Montreal é uma cidade efervescente e sempre pronta para festejar!

Conhecida como a cidade mais europeia da América do Norte, Montreal tem muito para se conhecer e o passado mesclado de Grã-Bretanha e França deram à cidade um charme único.

Pensando em fazer um intercâmbio para o Canadá?

Clique aqui e converse com nossos consultores