Canberra

CANBERRA – NEW SOUTH WALES

A história da capital da Austrália é semelhante à de Brasília. Em 1901, com a formação dos Estados, que foram reunidos em uma federação, surgiu a necessidade de criar uma capital em novo território. Essa decisão foi tomada em virtude das constantes disputas entre as duas maiores cidades do país, Melbourne e Sydney, acerca de qual delas assumiria definitivamente a condição de capital.

No ano seguinte, em 1902, membros do Senado e da Câmara dos Deputados se reuniram a fim de procurar um local para a construção da sede do governo nacional. Uma área de 2.356 quilômetros quadrados no sudoeste do estado de New South Wales foi designada para ser a capital do novo governo, tendo sido criado, em 1º de janeiro de 1911, o Australian Capital Territory (ACT). A demarcação das terras foi rigorosamente estudada, de modo que estivesse na rota da linha férrea entre Melbourne e Sydney. Essa área rural, de criação de ovelhas, que era conhecida por Canberry, palavra que significa “ponto de encontro” em aborígine, foi alterada para Canberra.

Hoje a cidade abriga importantes monumentos, o novo edifício do Parlamento, bem como galerias de arte, biblioteca, um dos mais respeitáveis centros esportivos do mundo, magníficos jardins e parques. Vale a pena conhecer Canberra para atentar ao seu maravilhoso planejamento urbano, às suas modernas e grandiosas construções, as lindas flores que encantam o mundo e, sobretudo, por ser uma cidade extremamente limpa. Se a história da sua concepção desagrada muitos australianos, o resultado final é elogiado por muitos turistas.

Ofertas do Mês

Visto de Residente na Austrália. Confira a história de Bruno Abranches.

Orçamento
Atendimento
Whatsapp