Custo de vida na Nova Zelândia

Sonhando com um intercâmbio na Nova Zelândia? Nesta etapa de planejamento, pesquisar sobre os custo de vida no país é um fator importantíssimo para que você não tenha surpresas quando estiver por lá. 

Sempre recomendamos que nossos estudantes conversem antes com nossos consultores para colocar no papel todos os custos para se manter no país durante o intercâmbio.

Sem dúvidas a Nova Zelândia tem motivos de sobra para ser o destino do seu intercâmbio. A segurança e qualidade de vida são reconhecidas mundialmente, além de ser um país riquíssimo em natureza, praias, qualidade de ensino e com pessoas do mundo inteiro que vão dividir diferentes perspectivas e culturas com você. 

Para que você possa se planejar e aproveitar ao máximo sua experiência de intercâmbio, fizemos um post com algumas estimativas e gastos do dia a dia para que você possa se programar financeiramente para essa jornada incrível. 

Qual o salário mínimo na Nova Zelândia?

 É importante lembrar que na Nova Zelândia, a maioria dos lugares calculam os gastos e salários semanalmente. O salário mínimo do país é de NZ $17,70 por hora. A maioria dos salários é superior a essa quantia, o que torna possível uma boa qualidade de vida para quem deseja seguir uma carreira profissional. O país está na lista dos melhores salários do mundo

Os intercambistas que estudam trabalham na Nova Zelândia costumam trabalhar em empregos mais rotativos, conhecidos como part-time, que são provisórios e geralmente relacionados a algum tipo de serviço ou relacionamento com clientes.

A média de salário destas ocupações é de NZ $12 a NZ $17 por hora, fora as gorjetas que são recorrentes e acabam aumentando o valor semanal.

Acomodação

O valor dos aluguéis varia muito por região, geralmente a média de uma acomodação nos centros e nas regiões mais nobres do país é de NZ$2.583 e de bairros um pouco mais afastados é de NZ$2.120 por mês.

É necessário considerar também os gastos de água, luz, internet que podem ou não estar inclusos no aluguel. A maioria dos intercambistas divide esse valor entre outros alunos. É bem comum morarem 3 ou 4 estudantes no mesmo local, o que acaba reduzindo o valor.

Os homestays (casas de família) também são opções interessantes, principalmente com quem deseja ter uma troca mais próxima com pessoas de outras nacionalidades e para aprimorar a língua inglesa.

Geralmente nas casas o valor das refeições e das demais contas já estão inclusas. As escolas costumam auxiliar e monitorar todo esse processo de estadia de seus alunos. O custo de uma homestay é de cerca de NZ $260 a 350 por semana.

Transporte

Fizemos uma listinha dos principais meios de locomoção e a média de seus valores:

  • Passagem única de ônibus ou trem para um estudante – NZ$ 2,00 
  • Passagem única de ônibus ou trem sem ser estudante – NZ$ 5,00 
  • Passagem mensal para transporte público – NZ$136
  • Litro da gasolina – NZ$1,96

Vale ressaltar que os transportes públicos da Nova Zelândia são muito eficazes e de qualidade, dificilmente um intercambista opta por ter seu próprio automóvel. 

Lazer

Pela Nova Zelândia ser um país muito ligado à natureza e esportes, muitas das opções de lazer são gratuitas e realizadas ao ar livre. São inúmeras opções de trilhas, praias, parques, que não custam nada e não deixam de ser entretenimentos incríveis e únicos.

Separamos também algumas outras atividades que são cobradas:

  • Cinema — NZ$ 19 por ingresso
  • Zoológico, parque de diversões — NZ$ 25 por ingresso
  • Passe da montanha de ski – NZ$150
  • Copo de cerveja ou de vinho em um bar— NZ$ 9
  • Aluguel de caiaque ou bicicleta — NZ$ 30 por meio dia

Diferença de custos nas principais cidades da Nova Zelândia 

Auckland

Auckland, por ser a maior e mais populosa cidade da Nova Zelândia, acaba sendo também a mais cara. O custo mais caro na cidade é a acomodação: o aluguel chega em torno de  NZ $1.200 a NZ $2.200. Lembrando que a maioria dos intercambistas que optam pela cidade dividem apartamento com outros intercambistas. O valor do transporte público também é um pouco acima da média, girando em torno de NZ $3,20 a 5 por passagem e o mensal NZ $200.

Wellington

A capital do país, Wellington, também tem um custo um pouco mais elevado do que a média. O valor do aluguel é bem similar ao de Auckland e a alimentação é ainda mais cara. Os mercados na região são um pouco caros, uma estimativa para alguém que quer fazer uma compra para cozinhar o mês todo gira em torno de NZ $400 a NZ $600. O transporte público na cidade acaba sendo mais barato, o passe único entre NZ $2,50 a 5 e o mensal cerca de NZ $150.

Christchurch

Nem todas as principais cidades da Nova Zelândia têm um custo tão elevado. Christchurch é um desses exemplos. Apesar da região ser uma das que mais recebe intercambistas, seus valores são bem atrativos. Para alugar um apartamento na cidade, o valor fica entre NZ $800 a NZ $1.600. Os passes individuais são de NZD $2,60 a NZ $4 e o mensal cerca de NZ $400. Para abastecer o estoque de alimentos no mês, as despesas são cerca de  NZ $400.

Por conta dessas cidades serem as mais conhecidas e em destaque do país, seus preços são um pouco mais elevados. As regiões um pouco mais afastadas tem a média de valor igual ou inferior a de Christchurch. Se tiver dúvida de alguma cidade específica, é só chamar um de nossos consultores que passamos um orçamento personalizando.

Quanto custa um intercâmbio na NZ?

Até agora vimos a maioria dos fatores que interferem nos custos de um intercâmbio na Nova Zelândia. Para estudar no país, alguns fatores também devem ser levados em consideração, como a escola que você irá estudar, o curso, em qual cidade, etc. 

O ideal é conversar com um consultor para entender melhor suas necessidades e fazer um orçamento personalizado.  Separamos no post uma média de cursos de inglês nas principais cidades do país para que você tenha uma estimativa. Os cursos são de 14 semanas, tempo mínimo para que seja possível tirar o visto de estudo e trabalho.

  • General Intensive English na LSI Education (Auckland) : NZ $4.620
  • General English Full- Time na Southern Lakes English (Queenstown): NZ $3.560
  • General English Part- Time na CCEL Christchurch ( Christchurch): NZ $4.623
  • Afternoon Part- Time na NZLC Wellington (Wellington): NZ $2.520

Esperamos que o post tenha ajudado com suas pesquisas e planejamento, se surgir qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição! 

See you 🙂

Orçamento
Atendimento
Whatsapp

WhatsApp