Cursos Universitários no Canadá

Os cursos universitários no Canadá são oferecidos por Colleges e Universidades e são reconhecidos mundialmente. Não é necessário fazer um vestibular para ingressar nos cursos, basta preencher os pré-requisitos para se candidatar.

Para você que está em busca de informações sobre cursos universitários no Canadá, neste post vamos esclarecer as dúvidas mais comuns. Cada vez mais estudantes têm nos procurado para realizar o sonho de estudar no país. Vamos lá!

Qual a diferença entre College e Universidade?

  • Os Colleges tem um modelo de ensino voltado para a prática, mais indicado para quem deseja ingressar no mercado de trabalho de forma rápida; 
  • As Universidades são mais voltadas para a teoria, e muitas vezes são mais procuradas por quem pretende seguir carreira acadêmica, seja ela como professor ou na área de pesquisa;
  • Os colleges oferecem cursos com duração entre 7 meses e 3 anos, enquanto nas universidades a duração varia entre 3 e 4 anos.

Não pense que pelo seu tempo de duração os Colleges são menos prestigiados do que as Universidades no Canadá. Muitos Colleges possuem até cursos próprios de pós-graduação. Para brasileiros que pretendem entrar em programas de imigração para o Canadá, os colleges podem ser o melhor caminho. Detalharemos este ponto mais adiante.

Como funciona o processo seletivo?

Diferente do modelo brasileiro, para ingressar em curso universitário no Canadá não é necessário fazer um vestibular. Para se candidatar a uma vaga é necessário que você preencha alguns pré-requisitos:

  • Para ingressar em cursos de bacharelado/graduação é necessário que você já tenha cursado 1 ano de faculdade aqui no Brasil em uma instituição de ensino reconhecida pelo governo canadense. Como opção, você também pode cursar 1 ano de curso técnico profissionalizante no Canadá;
  • Para ingressar em cursos de pós-graduação/especialização ou mestrado, é necessário já ter concluído um curso de graduação em instituições de ensino reconhecidas pelo governo canadense. Em alguns casos, para ingressar em um mestrado será necessário também apresentar histórico profissional relevante na área de estudo desejada;
  • Para ingressar em um curso universitário no Canadá, é fundamental que você tenha fluência no idioma inglês comprovada por certificados como IELTS ou TOEFL. As notas exigidas variam de acordo com o curso e instituição de ensino. 

O que são cursos Pathway? Preciso fazer um?

Os Cursos Pathway, conhecidos no Brasil como Cursos Preparatórios, são programas que preparam o estudante estrangeiro para ingressar no ambiente acadêmico canadense. Recomendamos a todos nossos estudantes que façam um Pathway. No programa você tem acesso aos seguintes aprendizados:

  • Como preparar seu inglês para o ambiente acadêmico;
  • Como redigir textos nos padrões acadêmicos canadenses;
  • Como formatar trabalhos nos padrões da ABNT do país;
  • Como fazer apresentações orais durante o curso;
  • Outras habilidades importantes.

Caso tenha curiosidade sobre este tema, confira o vídeo abaixo ou leia o post em nosso blog detalhando o que são os cursos pathway na entrevista feita com Tatiana Menitti, da escola ILAC.

Quais os cursos universitários oferecidos no Canadá?

Graduação

Os cursos de graduação podem ser feitos tanto nos colleges como nas universidade no Canadá, mas como dito anteriormente, as universidades são mais indicados para aqueles que pretendem seguir a carreira acadêmica. Mesmo não sendo um regra, a grande maioria de nossos estudantes opta por cursar um college.

Pós-Graduação

Assim como os cursos de graduação, as pós-graduações podem ser feitas tanto em Colleges como em Universidades. Se você tem interesse na carreira acadêmica, as universidades são mais indicadas. Porém, se sua intenção é mergulhar no mercado de trabalho, os Colleges são mais indicados.

Mestrado

Devido a sua maior profundidade no estudo de teorias, os Mestrados em sua maioria são realizados nas Universidades, pois lá você terá todo suporte acadêmico necessário para garantir um mestrado de qualidade.

Quanto custa um curso universitário no Canadá?

Diferente do Brasil, os cursos universitários são pagos semestralmente. Esta informação é fundamental para que você faça seu planejamento de forma adequada. Estudar no país custa em média:

  • Graduação: entre CAD$ 5.000 e CAD$9.000 por semestre;
  • Pós-graduação: entre CAD$ 6.500 e CAD$12.000 por semestre;
  • Mestrado: a partir de CAD$ 9.000 por semestre.

É importante lembrar que os custos variam muito entre as cidades do país e que é importante fazer um planejamento financeiro completo contemplando seus gastos de alimentação, transporte, moradia e seguro saúde. Nossa equipe de consultores está sempre à disposição para te apoiar nesta parte.

Ofertas do Mês

Colleges e Universidades no Canadá. Confira o vídeo comentando as principais diferenças.

Orçamento
Atendimento
Whatsapp