Intercâmbio Canadá: Qual o preço dos cursos e quais são as despesas para morar no país?

Destino muito procurado por brasileiros interessados em aprender inglês ou francês, o Canadá apresenta muitos atrativos e antes de tomar a decisão você com certeza se pergunta: qual preço de um intercâmbio para o Canadá? São cidades com diferentes perfis, climas e ritmos de vida. Mas uma coisa é a mesma em todo o país: a qualidade educacional. Por isso, o Canadá recebe mais de 150 mil estudantes estrangeiros todos os anos.

Nosso blog irá responder suas perguntas. Mas antes de começar, é importante saber que o preço de hospedagem, custo de vida, passagem e escola varia de acordo com a cidade. Os dados abaixo são uma média.

Preço dos Cursos de Inglês no Canadá

O preço dos cursos de inglês e francês para Intercâmbio no Canadá variam de CAD$ 200 a CAD$ 350 por semana. Esses valores mudam de acordo com a instituição escolhida levando em conta a qualidade de tudo o que é oferecido, como a capacitação do corpo docente, infraestrutura e etc.

Entre as principais cidades para intercâmbio estão Toronto, Vancouver, Whistler, Victoria, Banff e Calgary – para o aprendizado de inglês – e Quebéc e Montreal para o francês. Os preços dos cursos de inglês no Canadá variam conforme a divisão por horas e podem ser de meio período ou tempo integral.

Por exemplo: um curso de quatro semanas pode ter quantidade de horas variadas dependendo da intensidade escolhida pelo aluno.

Meio período com 13 horas/semana serão 52 horas;
Meio período com 17 horas/semana serão 68 horas;
Semi intensivo com 24 horas/semana serão 96 horas; e
Intensivo com 30 horas/semana serão 120 horas.

Quanto custa a acomodação no Canadá?

Um dos fatores que mais influencia no preço do intercâmbio para o Canadá são os gastos com acomodação que podem variar a depender da escolha do estudante. A homestay (casa de família) é a opção mais comum na chegada para seu Intercâmbio no Canadá. Custa cerca de CAD$ 230 por semana (sem contar a taxa de reserva) com todas as refeições. Nesse valor por semana, não é necessário se preocupar com as contas da casa como eletricidade, aquecimento, água e internet, por exemplo. Caso o estudante prefira menos refeições, o valor muda será reduzido.

Os estudantes que vão ficar por mais tempo normalmente vão para sharehouses (repúblicas) após o primeiro mês na homestay. Os preços são cobrados por semana e começam em C$ 500 para dormitórios compartilhados. Um bom local para procurar quartos disponíveis e ter ideia de preços é o site Craiglist. Lembre-se que o preço muda de acordo com o bairro e a disponibilidade de transportes e serviços na região. Muito comum no Canadá há ainda a opção de casa estudantil, que são os dormitórios das próprias escolas.

No local, o estudante conta com um quarto seu e espaços compartilhados nas áreas comuns como cozinha, banheiros e sala. O preço inicial é de CAD$ 190 a semana e inclui gastos com eletricidade, aquecimento e internet, roupa de cama e limpeza do local. A alimentação é por conta do estudante.

Quanto custa a passagem de avião para o Canadá?

Os preços de passagem de avião para o Canadá estão atrelados ao câmbio entre o real e o dólar. Há muitas opções de rotas para o Canadá saindo de São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente. É possível fazer voos diretos ou com escala nos Estados Unidos (nesse caso é necessário ter visto americano). O preço é a partir de US$ 900, sem incluir as taxas de aeroporto. Faça uma cotação com a Up Study, eles tem acordos bons com as principais companhias.

Qual o custo de vida no Canadá?

Comparar o custo de vida entre as principais cidades do Canadá é um desafio digno para um instituto de pesquisa. Para citar um exemplo, ao colocar lado a lado Montreal e Quebéc, as duas principais cidades de língua francesa do país, é possível dizer que na primeira a alimentação sai mais em conta, seja na rua ou nos supermercados. Já em Quebéc o aluguel de imóveis é 25% mais barato.

No embate entre Toronto (Ontário) e Vancouver (British Columbia), a maior diferença se dá ao comer fora, sendo 13% mais caro na primeira cidade.


O mais importante no custo de vida são os hábitos do estudante. Comer fora todos os dias é bem mais caro do que fazer sua própria comida, não importa o local. Se for sair para a balada todo o fim de semana, talvez não sobre $$ para as compras.

Para quem está de passagem, o custo de vida não é tão relevante se você souber se planejar!

Esperamos ter ajudado, see you!

Orçamento
Atendimento
Whatsapp

WhatsApp