Trabalhar na Austrália: confira nossas importantes dicas para conseguir um emprego no país

Como trabalhar na Austrália?

Reunimos neste post várias informações para quem quer Trabalhar na Austrália. Uma das vantagens de fazer Intercâmbio na Austrália é a possibilidade de trabalhar por 40 horas quinzenalmente durante o curso. Normalmente, os estudantes estrangeiros começam em hospitality, catering ou cleaning. São os casual jobs. Para informações sobre empregos de formação técnica e superior não deixe de ver esse post. Recomendamos que você leia também o post sobre visto de estudo e trabalho na Austrália.

Empregos em hospitality podem ser encontrados em bares, restaurantes, hoteis e cafés. Já catering você vai atuar no serviço de comidas e bebidas em shows, jogos, corrida de cavalos e eventos corporativos. Por fim, em cleaning, o trabalho se concentra em limpeza de escritórios, prédios comerciais e residências.

Para trabalhar na austrália em hospitality e catering é importante estar bem apresentável. Calça preta, camisa branca e sapato preto são as peças básicas para atuar nesses setores. Uma dica importante é levar esses itens do Brasil para reduzir seus gastos na Austrália – não precisam ser itens novos, pois o desgaste das peças é grande. Caso você não tenha, procure ongs que vendem roupas usadas com preço baixo como a Salvation Army. Em relação ao sapato, deve ter solado confortável e que você já esteja habituado a usar, pois vai ficar muitas horas de pé.

Em relação ao cleaning, a vestimenta não é tão importante, pois os trabalhos normalmente são executados a noite, quando os escritórios já estão vazios. Nesse caso, calça jeans, camiseta e tênis já são suficientes.

O nível de inglês influencia onde você vai trabalhar na Austrália. Para quem está no começo, os trabalhos de cleaning são interessantes, pois não há muito diálogo. Para hospitality e catering é necessário um nível maior de conhecimento da língua, pois você precisa entender o que o cliente quer e as orientações do gerente e do chef de cozinha. O trabalho nessas áreas dará uma grande contribuição no desenvolvimento do seu speaking e do listening.

Uma maneira muito eficiente é bater de porta em porta, especialmente na procura por vagas de waiter (garçom). Se apresentar diretamente ao gerente e entregar seu resumé em mãos conta bons pontos, pois o responsável pelo estabelecimento vai te conhecer e saber seu nível de inglês enquanto você conhece um pouco o lugar onde poderá trabalhar. Por isso, vá vestido adequadamente para não perder a chance.

Currículo

O currículo na Austrália é chamado resumé. Seu formato é um pouco mais simplificado e direto ao ponto. Clique aqui para ver um modelo de currículo australiano.

No resumé é importante você colocar suas qualificações profissionais no Brasil e Austrália e sua experiência. Nunca minta no resumé, pois isso pode te prejudicar. Use a criatividade para destacar sua habilidade em aprender rápido, seu interesse pela área e a importância no desenvolvimento do seu aprendizado de inglês.

Colocar sua disponibilidade de dias e horários para trabalhar na Austrália é importante. Como um trabalho casual, é comum você ter horários distintos de acordo com as necessidades do empregador ou sua disponibilidade da escola.

Para conseguir trabalho, esteja atento ao que acontece a sua volta. Nas escolas é comum haver murais com vagas de trabalho. A indicação de amigos também funciona na Austrália como no Brasil, afinal de contas a rotatividade de estudantes no país é grande e sempre existirá algum estudante voltando para casa, deixando uma vaga de trabalho. A procura por trabalho também pode ser feita por jornais e sites por meio dos anúncios de vagas.

Ao ser chamado para uma entrevista seja pontual ou sua oportunidade irá embora rapidinho.

Jornais

ADELAIDE – Sunday Mail
BRISBANE – The Courier Mail
GOLD COAST – Gold Coast Bulletin
MELBOURNE – The Age e Herald SunPERTHThe West Australian
SYDNEY – Sydney Morning Herald

Sites

www.gumtree.com.au
www.jobsearch.gov.au
www.seek.com.au
www.mycareer.com.au
www.careerone.com.au
www.employment.byron.com.au
www.careersonline.com.au
www.jobnet.com.au
https://au.jobted.com/
www.workingin-australia.com

Quando conseguir seu trabalho na Austrália, não esquece de convidar a gente para a pizza 😉

Orçamento
Atendimento
Whatsapp

WhatsApp