Austrália ou Nova Zelândia: Qual país escolher para fazer intercâmbio?

Pensando em fazer um intercâmbio para a Austrália ou Nova Zelândia? Confira abaixo algumas das principais diferenças entre os dois países.

Embora a Austrália e Nova Zelândia sejam ótimos locais para quem deseja morar fora e estudar inglês, cada um oferece uma experiência única em termos de belezas naturais, cidades modernas e estilos de vida.

Antes de decidir entre esses dois vizinhos, primeiro vamos comparar e contrastar as opções e os fatores específicos do país que ajudarão a determinar se você deve fazer um intercâmbio para Austrália ou Nova Zelândia.

Gold Coast – Austrália

Estilo de Vida

Austrália

Tamanho/População
A Austrália é o sexto maior país do mundo, porém é um dos menos povoados! Devido ao seu território imenso, parte da população encontra-se apenas no litoral, deixando toda natureza intacta para grandes viagens no interior do país. Fora isso de todas as maravilhosas praias ao longo de toda costa australiana.

Clima
O clima australiano é muito similar ao brasileiro! Por estar próxima dos trópicos, ao norte da ilha, nas cidades de Darwin e Townsville você encontrará temperaturas mais altas ao longo do ano todo e mais ao sul a temperatura média é mais baixa, como nas cidades de Sydney e Melbourne. Mas não se preocupe, mesmo havendo a possibilidade de encontrar neve em algumas das montanhas mais altas do país, você raramente ira passar um frio abaixo de zero nas cidades.

Cultura
Por se tratar de um país maior, na Austrália você encontrará muito mais opções de lazer, sejam eles na natureza ou nos grandes centros urbanos australianos. Muitas pessoas procuram a Austrália justamente por isso, lá é possível encontrar grandes passeios na natureza e ao mesmo tempo estar no meio de cidades extremamente urbanizadas e com tudo que elas podem oferecer: bares, restaurantes, shoppings, teatros, cinemas e por aí vai!

Auckland – Nova Zelândia

Nova Zelândia

Tamanho/População
Assim como seu vizinho de continente, a Nova Zelândia é pouco povoada. Levando em conta sua população e territórios bem menores, lá você encontrará, em sua maioria, cidades menos movimentadas. Não menos interessantes, pois a natureza neozelandesa é uma das mais belas que existem!

Clima
O clima neozelandês é em média mais frio que o australiano, por estar um pouco mais abaixo na zona geográfica, a média de temperatura no verão fica entre 19 e 26 graus Celsius e no inverno 4 e 16 graus Celsius. Mas também não há necessidade de se preocupar com temperaturas extremas.

Cultura
Mesmo sendo conhecida por uma rotina um pouco mais calma, o país garante diversas opções de lazer, principalmente voltadas para a prática de esportes radicais. Além disso, nas principais cidades como Auckland e Wellington, você encontrará um movimento noturno maior com bares e restaurantes abertos até a madrugada.

Custo de Vida

Austrália

Curso de Inglês: AU$ 195 a AUD$ 390 
Acomodação: AU$ 100 à AU$150,00
Alimentação: AU$ 85,00 à AU$100
Transporte: AU$ 25,00 à AU$90
Serviços: AU$ 30,00 AU$ 50,00

Nova Zelândia

Curso de Inglês: NZ$ 200 e NZ$ 400
Acomodação: NZ$80.00 à NZ$120.00
Alimentação: NZ$65.00 à NZ$100.00
Transporte: NZ$15.00 à NZ$90.00
Serviços (Telefonia, Internet, Lavanderia): NZ$ 15.00 à NZ$ 28.00

Na hora de fazer a escolha, é importante lembrar que a cotação do dólar australiano é um pouco maior que a cotação do dólar neozelandês.

Surfistas na praia da Austrália

Principais Cidades

Austrália

O país possui diversas cidades que mesclam os grandes centros urbanos com grandes museus, shoppings, diversas opções de vida noturna e ao mesmo tempo a proximidade com a natureza, seja ela com praias ou parques. Algumas das cidades mais procuradas são Sydney, Melbourne, Brisbane, Gold Coast, Perth entre outras.

Sydney – Austrália

Nova Zelândia

Mesmo sendo um país menor, a Nova Zelândia também oferece em suas cidades diversos programas para todos os gostos, nos grandes centros você encontrará shoppings, museus e uma vida noturna relativamente movimentada e nas cidades menores encontrará a paz e pacacidade que só elas podem oferecer. Mas acima de tudo, diversas cidades no país, grande ou pequenas, permitem um contato muito próximo com a natureza. As cidades mais procuradas são Auckland, Queenstown, Wellington, Christchurch entre outras.

Cursos

Do ponto de vista dos cursos, a dúvida entre Austrália ou Nova Zelândia pode até aumentar um pouco, pois ambos os países possuem ensino de altíssima qualidade e escolas sérias avalizadas pelo governo.

Nossa dica é fazer uma reflexão sobre seus objetivos com o intercâmbio e quanto pretende investir. Se sua ideia é fazer um curso de inglês, tenha em mente que você terá boas opções nos dois países. Sua escolha deverá ser feita em torno dos outros pontos que apresentamos no post.

Agora, se você deseja fazer um curso técnico ou universitário, com certeza a Austrália pode te oferecer mais opções. Embora a Nova Zelândia tenha boas universidades e colleges, a variedade de opções oferecidas pela Austrália é muito maior. Temos diversos casos de estudantes que foram fazer pós graduação e mestrado na Austrália e acertaram em cheio.

Em relação à escolha do curso, fazemos o convite para fazer um atendimento online ou presencial com nossa equipe. Esta é uma etapa do planejamento que pode abrir sua cabeça se for orientada por um profissional.

Trabalho

Tanto na Austrália quanto na Nova Zelândia é possível trabalhar e estudar. Basta que o aluno esteja matriculado em um curso com duração acima de 14 semanas e carga de 20 horas semanais.

Atendendo ao requisito acima, você terá acesos ao visto de estudo e trabalho, que dá direito a trabalhar por 40 horas quinzenais no período das aulas. Durante as férias, você pode trabalhar por 40 horas semanais na Austrália, e ilimitadamente na Nova Zelândia. Para quem quer fazer uma reserva financeira antes de viajar, este é um bom ponto para levar em consideração.

Por fim, quando estiver fazendo suas reflexões gerais para tomar a decisão, vale a pena considerar que algumas cidades com estilo de vida mais relax as vezes sofrem com baixa oferta de trabalho na baixa temporada. São casos que devem ser analisados com carinho.

Veja o exemplo de Queenstown, na Nova Zelândia: a cidade tem apenas 17.000 habitantes, mas recebe mais de 3 milhões de turistas por ano. Isto faz com que uma pequena cidade tenha oferta abundante de trabalho.

Esperamos que este post tenha sido esclarecedor. Somos uma agência de intercâmbio especializada em Austrália e Nova Zelândia. Todos nossos consultores já moraram em algum dos dois países, e isso faz toda a diferença na hora de planejar seu intercâmbio e fazer as recomendações mais corretas. Venha nos fazer uma visita.

Orçamento
Atendimento
Whatsapp