Inglês Australiano: Conheça as características, gírias e curiosidades!

Considerado uma das principais variações do idioma inglês, o inglês australiano é o idioma oficial da Austrália, tendo originalmente se desviado do inglês britânico no século 18, após a fundação da Colônia de Nova Gales do Sul.

De um modo geral, o inglês australiano utiliza recursos do inglês britânico e americano, portanto, às vezes, é considerado uma combinação das duas variações. No entanto, é importante entender que também existem vários recursos exclusivos.

Aprender os recursos específicos pode ser benéfico para quem planeja viajar para o país ou para quem espera trabalhar na Austrália. Então, com isso em mente, aqui está nosso guia rápido para o inglês australiano.

Pronúncia em Inglês Australiano

O inglês australiano realmente ganha vida própria quando se trata da pronúncia de palavras e é por isso que a maioria das pessoas tem um sotaque distinto. Um dos recursos mais visíveis é o som diferente para o “i” em palavras como ‘night’ e ‘like’.

Em vez disso, parece um ‘oi’ menos pronunciado (por exemplo, ‘noight’). Os australianos também não pronunciam o R ao fim das palavras. Fica algo assim:

  • ForeveR – ForevÁ
  • TogheteR – ToghetÁ
  • Car – Cáh

Saindo do fonema e indo para a palavra, em muitas o que muda não é “o som” de alguma letra, mas sim a sílaba tônica (a sílaba mais forte). Alguns exemplos são:

  • Garage – na Austrália, a primeira sílaba é a mais forte, enquanto que nos EUA fica “garage”. Nos dois países o termo significa “garagem”.
  • Mobile – na Austrália se usa para falar do celular e a segunda sílaba é a tônica. Nos EUA, é usada para falar de algo que se move e a primeira sílaba é a tônica: “mobile”;
  • Aluminium – tem a primeira sílaba mais forte na Austrália, enquanto que nos EUA é “aluminum” (a escrita também é diferente). Significa “alumínio” nos dois casos.

Vocabulário em Inglês Australiano

No que diz respeito ao vocabulário cotidiano, o inglês australiano mais uma vez compartilha palavras e frases com o inglês britânico e americano, mas também possui uma terminologia própria.

A reputação do inglês australiano como confusão do inglês britânico e americano pode ser entendida com mais clareza quando você analisa seus recursos gramaticais.

Talvez os exemplos mais óbvios de palavras australianas que agora são reconhecidas em outras variantes do idioma sejam ‘outback’, usado para descrever um local remoto, e ‘barbie’, usada em vez do substantivo ‘barbecue’.

Em termos de ortografia, o inglês australiano se parece mais com o inglês britânico. O ‘u’ é retido em palavras como ‘colour’ e palavras com o sufixo ‘ise’ é usado em vez do sufixo americanizado ‘ize’ em palavras como ‘realise’/’realize’.

No entanto, existem muitas exceções a isso. A palavra ‘inquire’ é frequentemente usada em vez de ‘enquire’, que se assemelha ao inglês americano, enquanto a palavra ‘program’ é usada em vez do ‘programme’ do inglês britânico.

Além disso, apesar de a grafia em inglês de trabalho (‘labour’) ser mais comum no inglês britânico, o nome do Partido Trabalhista Australiano (Australian Labor Party’s) tem uma grafia americanizada.

Gírias usadas na Austrália

Por último, mas não menos importante, é importante aprender algumas gírias amplamente usadas na Austrália. Abaixo, listamos algumas das gírias e frases mais comuns, além de uma descrição rápida do que elas significam ou de como são utilizadas na conversa:

  • Amber – Cerveja
  • Aussie – Pessoa australiana.
  • Drongo – Usado no lugar de palavras como “idiota”
  • Fair Dinkum – Verdadeiro, genuíno.
  • Gander – dar uma olhada em alguma coisa
  • G’Day – Literalmente significa “bom dia”, mas é usado como uma saudação geral.
  • Give It A Burl – Tentar algo, experimentar.
  • Pom/Pommie – Pessoa britânica.
  • Ripper – emelhante às palavras “ótimo”, “fantástico” e “incrível”.
  • She’s Apple – está tudo bem / vai ficar tudo bem
  • Tucker – Usado para descrever comida de qualquer tipo.
  • Yabber – Conversar ou bater papo.

Para quem está preocupado com o uso do inglês australiano:

Para quem planeja um Intercâmbio na Austrália, não precisa se preocupar, essas distinções são aprendidas facilmente com o tempo e com o uso da linguagem no dia a dia.

Um Cursos de inglês Austrália também pode ajudar a transmitir as peculiaridades do inglês Australiano para os turistas com maior rapidez e eficiência.

Se você planeja visitar o país em breve, assegure-se de escolher uma Agência de intercâmbio de qualidade para guia-lo durante todas as etapas, desde a emissão do Visto para Austrália até o embarque!

Orçamento
Atendimento
Whatsapp

WhatsApp