Cursos Universitários na Austrália

Cursar uma universidade na Austrália está ao seu alcance.
Cada vez mais estudantes tem optado por fazer este investimento. Entenda melhor como funciona o sistema de ensino superior australiano.

Cursos de Graduação e Bacharelado

Os cursos de bacharelado geralmente tem duração de 3 anos, período integral, podendo chegar a 6 anos de duração em áreas mais específicas, como medicina, odontologia e veterinária. O estudante pode, na maioria dos cursos, optar por fazer um ano extra focado em pesquisa chamado Bachelor with Honours.

Processo de Seleção

Não há vestibular, o processo de seleção é feito por meio da análise curricular e do nível de inglês do estudante. É exigido o TOEFL ou o IELTS, testes de proficiência da língua inglesa. A nota necessária varia de acordo com a instituição e o curso escolhido.

É necessário também que os estudantes brasileiros que terminaram apenas o ensino médio no Brasil se inscrevam primeiro para fazer o Foundation Program na Austrália, um curso de duração aproximada de 1 ano que dará base para acompanharem o curso da graduação.

É possível ingressar diretamente na graduação caso o estudante já tenha cursado pelo menos um ano do ensino superior (decisão feita após análise da documentação feita pela universidade australiana). É possível também fazer um curso técnico que tenha articulação com o curso da graduação. São os chamados pathways.

O sistema do Australian Qualification Framework permite estas articulações! O processo de matrícula pode levar até 8 semanas, no entanto, aconselhamos que o processo de matrícula seja feito com pelo menos 5 meses de antecedência considerando a análise da documentação, matrícula e processo de visto.

Pós-Graduação e Mestrado

Para aqueles que têm a oportunidade de realizar uma pós-graduação ou mestrado na Austrália, não deixe de fazer. Sem dúvida alguma isso irá te ajudar a ganhar muitas experiências. Primeiro, claro, pelo fato de já estar no exterior realizando um curso. Em segundo lugar, está a multinacionalidade encontrada nas universidades australianas. Em algumas delas, a porcentagem de estrangeiros fica acima de 65%. Ou seja, além de estar em um espaço naturalmente rico em conhecimento, você terá oportunidade de conhecer e se aprofundar em diversas culturas completamente diferentes da sua.

Para iniciar o processo de inserção em algum curso de pós-graduação ou mestrado na Austrália, é importante ter em mente que o nível de inglês deve ser obrigatoriamente avançado. Provas como IELTS (Academic), TOEFL entre outras são as que comprovam este nível de inglês. Em algumas universidades é necessário possuir o GMAT.

Ofertas do Mês

Inglês Australiano: Conheça as características, gírias e curiosidades!

Orçamento
Atendimento
Whatsapp