Gold Coast

Gold Coast é uma das melhores cidades da Austrália e é muito procurada por brasileiros que querem fazer um intercâmbio no país e gostam do estilo de vida praiano. Nós sabemos que a fase inicial de pesquisa envolve uma série de dúvidas e questionamentos, por isto preparamos este post para tentar esclarecer todos eles.

A grande maioria dos nossos estudantes opta por estudar e trabalhar na Austrália, mas saiba que especialmente em Gold Coast a oferta de cursos de inglês de curta duração é ótima. Isto acaba atraindo também estudantes atrás de cursos de férias.

Nos parágrafos seguintes vamos contar um pouco mais sobre a cidade e dar algumas dicas importantes para você que pretende fazer um Intercâmbio na Austrália. Vem com a gente!

Gold Coast – Informações Gerais

Gold  fica localizada no estado de Queensland, na região sudeste da Austrália. Além de ser uma cidade litorânea, se encontra a aproximadamente 94km de Brisbane, importante cidade australiana.

Moradores mais antigos comentam que o nome da cidade tenha surgido da cabeça de investidores imobiliários, que queriam atrair clientes para imóveis de alto padrão em meados do século XIX. O plano sempre foi construir uma colônia de férias praiana para os moradores da classe alta de Brisbane.

População

Gold Coast conta atualmente com uma população de aproximadamente 650 mil habitantes locais. Porém, por ser um destino cada vez mais popular em todo o mundo, é normal que a região receba até 800 mil visitantes (entre turistas e intercambistas) por ano.

Clima

Assim como boa parte da Austrália, o clima costuma ser bastante similar ao brasileiro. Durante o verão, é possível enfrentar temperaturas acima de 30º durante vários dias consecutivos, sem qualquer sinal de chuva.

Mapa

Pra quem tiver curiosidade, aqui temos um mapa de Gold Coast pra você navegar e conhecer um pouco melhor as regiões da cidade.

Transportes

O transporte público de Gold Coast é bastante eficiente, cobrindo toda a região da cidade. Inclusive, muitos moradores optam por não utilizar veículos automotores.

É bem simples se locomover através de balsas, trens, ônibus e até mesmo taxis. A preocupação da região está em oferecer uma excelente infraestrutura local para que moradores e turistas possam usufruir da melhor maneira possível.

Praias e Surf em Gold Coast

Para os amantes das praias e das ondas, Gold Coast é um prato cheio. São infinitas praias maravilhosas, como por exemplo:

  • Surfers Paradise
  • Main Beach
  • Broadbeach
  • Burleigh Heads
  • Coolangatta

Embora seja uma cidade relativamente pequena para os padrões brasileiros, Gold tem uma vida cultural e social agitada, com diversos cafés, bares com música ao vivo e restaurantes.

O que fazer em Gold Coast?

Sabemos que não é somente de estudos e trabalho que a vida de um intercambista se baseia, não é mesmo? Por isso, separamos alguns dos principais locais que você precisa conhecer.

Parque Nacional Burleigh Heads

O local fica próximo à praia que leva o mesmo nome e conta com uma linda floresta tropical à beira mar. É ideal para quem gosta de praticar exercícios ao ar livre e aproveitar a bela vista que o parque proporciona. Se você decidir visitar o Buleigh Heads em outubro, você ainda poderá conseguir enxergar as baleias se exibindo.

Surfers Paradise

É a principal praia da cidade, onde estão os famosos arranha-céus de Gold e a maioria das escolas também. Embora seja o destino escolhido pela maioria dos brasileiros, nós sempre gostamos de frisar que é uma região mais movimentada. Para quem está atrás do verdadeiro lifestyle praiano, opções de praia um pouco mais distantes talvez sejam melhor.

Sea World

Este é um dos parques temáticos de Gold Coast. Ideal para quem gosta de apreciar a vida marinha e deseja conhecer um pouco mais sobre os animais que são cuidados por ali, a fim de proteger da extinção.

Tallebudgera Creek

Se você deseja conhecer um rio com águas cristalinas, deve tirar um tempo para visitar o Talebudgera Creek. O trecho também conta com áreas arborizadas, além de trecho para camping. Vale a pena passar uma tarde tranquila admirando as belezas naturais do local.

Dreamworld

Agora, se você já for mais conectado com aventuras, precisa conhecer o maior parque temático de Gold Coast. Os brinquedos, são conhecidos pelo alto nível de adrenalina que causam nas pessoas.  É um passeio imperdível para os amantes de montanha-russa, buzzsaw, e diversos brinquedos radicais.

Byron Bay

A pequena e encantadora Byron Bay fica a cerca de 45 minutos de carro a partir de Gold. É uma cidade muito charmosa e com um astral maravilhoso. Até hoje é habitada por pessoas que procuram um estilo de vida mais calmo e equilibrado e tem boa parte de sua economia suportada por atividades ligadas à forte cena local do surf.

Estudar e Trabalhar em Gold Coast

Para quem deseja ter acesso ao visto de estudos e trabalho na Austrália, a primeira informação importante é saber que é necessário ter matrícula em um curso com pelo menos 14 semanas de duração, caso contrário seu visto será de turista e não haverá permissão de trabalho.

Em função de ser uma cidade com alto volume turistas, a oferta de trabalho em Gold Coast é boa e raramente temos casos de estudantes que não conseguem se colocar no mercado de trabalho. As principais oportunidades estão em bares, restaurantes, hotéis, obras e empresas de turismo.  

Existem diversas boas escolas e cursos para quem quer estudar inglês e trabalhar ao mesmo tempo. Optando pelo visto de estudos e trabalho, você poderá trabalhar por até 40 horas quinzenais.

Custo de vida em Gold Coast

O custo de vida em Gold Coast não é muito diferente se comparado à Brisbane ou Melbourne, mas definitivamente menor do Sydney, por exemplo. Da mesma forma, a remuneração semanal da cidade vai girar em torno de AU$400 à AU$600, semelhante a outras cidades maiores na Austrália. 

Para você conseguir visualizar melhor, separamos os principais valores relacionados ao custo de vida em Gold Coast. Importante lembrar que são valores por semana. Com cerca de AU$ 400 por semana você consegue viver bem em Gold. 

Esta conta simples é bastante real e mostra que é possível se manter na cidade trabalhando apenas 20 horas por semana.

  •  Moradia: cerca de AU$80
  • Alimentação: cerca de AU$70
  • Transporte: cerca de AU$50
  • Lavandeira: cerca de AU$15
  • Lazar cerca de AU$: 100

Quanto custa um intercâmbio em Gold Coast?

Os cursos de inglês para quem quer fazer intercâmbio em Gold Coast custam entre AU$220 e AU$350 por semana. Fora o valor do curso, você deve contemplar em seu orçamento também os custos com a acomodação para as primeiras semanas, taxas para tirar o visto e passagem aérea. 

Quando você for fazer seu orçamento com agências de intercâmbio, não deixe de falar com a nossa equipe. Somos especialistas em intercâmbio para Austrália, trabalhamos com transparência e mais de 10.000 estudantes já viajaram conosco. 

Sempre gostamos que ter esta conversa sobre os valores do intercâmbio pessoalmente, para que o estudante entenda com clareza tudo que está envolvido. Como a ideia do post é esclarecer e clarear, vamos dar uma visão geral do investimento e o que ele cobre.

Falando apenas sobre o valor dos cursos, há diversas escolas com valor entre AU$ 220 a AU$ 350 por semana. O que faz este valor variar é o rating da escola e carga horária do curso escolhido.  

Gostaríamos de deixar o convite para você conhecer nossa agência e entender porque somos a número 1 em Austrália e Nova Zelândia. Agende um horário online ou presencial com nossos consultores, vamos ter prazer em te ajudar a realizar este sonho! See ya!

Ofertas do Mês

15 motivos para fazer um intercâmbio na Nova Zelândia

Orçamento
Atendimento
Whatsapp