Tudo que você precisa saber sobre College no Canadá

O Canadá sem dúvidas é um destino muito procurado para se fazer intercâmbio, principalmente por ter um sistema de ensino reconhecido mundialmente e pelo seu alto nível de qualidade. Mas para muitos estudantes que estão a procura de algum programa de ensino, o assunto ainda é muito confuso. Ainda mais quando se fala em Colleges, que é algo que difere muito do Brasil. Fizemos esse post para esclarecer como funcionam os Colleges e as possibilidades de estudar e trabalhar no país

Afinal, o que é o College no Canadá?

Os Colleges podem ser públicos ou privados e são programas voltados para alunos que estão em busca de um ensino mais prático, onde serão preparados e capacitados para emergir no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. Os cursos baseiam-se nas necessidades do mercado e em qualificar os estudantes para estarem prontos para trabalhar após a conclusão.

Geralmente são oferecidas experiências práticas, para que ao mesmo tempo que o estudante tenha a teoria, ele possa aplica-lá na prática, por meio de estágios e treinamentos. Os Colleges tendem a ter turmas menores que as Universidades,o que abre espaço para uma aproximação entre professores e alunos, fazendo com que a experiência seja ainda mais rica.

Se quiser entender mais sobre esta e outras diferenças de College e Universidade, têm outro post aqui no blog falando sobre isso.

Os principais cursos oferecidos pelos Colleges no Canadá: 

  • Certificates: certificados com duração de 1 ou 2 semestres acadêmicos.
  • Diplomas: diplomas geralmente com duração de 2 a 4 semestres acadêmicos. 
  • Advanced Diplomas: diplomas avançados com duração de 6 semestres acadêmicos.
  • Bachelor Degrees: cursos de graduação geralmente com duração de 8 semestres acadêmicos.
  • Graduate Certificate: cursos de pós graduação com duração entre 2 e 4 semestres acadêmicos.

O aluno pode escolher entre diversos tipos de programas, de acordo com o curso, período de duração e nível de certificação.  E até mesmo se preferir, é possível após o término de um College, ingressar em  uma universidade. Muitos deles têm parcerias e oferecem essa transferência. Essa opção é muito comum entre os brasileiros que buscam estender sua estadia para morar no Canadá. O estudante transfere seus créditos para a universidade e finaliza o bacharelado.

 Diferença entre College Privado e College Público

Os cursos dos Colleges privados, em sua grande maioria são técnicos-vocacionais e tem duração de 7 meses a 2 ano. Eles abrangem habilidades gerais de estudo e dão ênfase em uma área profissional específica, ajudando o estudante a se inserir no mercado. As áreas mais oferecidas em colleges particulares são geralmente:  

  • Business Management
  • Marketing
  • International Business
  • Business Communication
  • Hospitality & Tourism
  • Customer Service 
  • Health Care Administration.

O nível de Inglês exigido para ingressar em um College particular não costuma ser tão rígido, algumas das escolas oferecem testes da própria instituição para medir o nível do aluno. Muitas vezes, um nível intermediário é aceito tranquilamente, levando em conta o desenvolvimento necessário para o aluno conseguir acompanhar o curso. O estudante vai praticar e desenvolver ainda mais seu inglês, com temas específicos e com a visão canadense sobre cada assunto.

As escolas privadas canadenses que a Up Study mais indica são:

  •  Greystone College: a escola faz parte do grupo de educação ILSC e oferece programas com foco em Negócios, turismo, Hospitalidade, Marketing Digital e Interpretação e Tradução. Estão localizados em Vancouver, Toronto e Montreal. 

Para quem busca morar no Canadá por um curto período de tempo e quer praticar o Inglês ampliando seu conhecimento e abordando diferentes temáticas, essa opção é ideal. 

College Público

Os Colleges públicos, ao contrário do que muitos pensam, não são gratuítos. Eles são chamados assim porque o governo é responsável por financiar grande parte de seus custos. As instituições oferecem cursos de Graduação, Pós Graduação e Diplomas. Geralmente, a duração é de 1 a 3 anos letivos, os Colleges são reconhecidos pela ótima qualidade de ensino e infraestrutura. 

São oferecidos programas de praticamente todas as áreas educacionais, os estudos são mais extensos e aprofundados do que os Colleges Privados. É possível estudar em áreas como: Engenharia, TI, Business, Marketing, Artes, Hotelaria, Gastronomia e entre inúmeros outros.

É necessário que o inglês do estudante seja um nível avançado e comprovado por algum teste de proficiência, como o IELTS ou TOEFL. Além disso, é analisado o histórico escolar anterior do candidato, os pré-requisitos para entrar são mais rígidos e críticos. 

Os Colleges públicos mais indicados pela Up Study são:

  • Humber College: a maior instituição do país, fica localizada em Toronto e é conhecida pela sua excelência em educação. Humber conta com dois enormes campus e mais de 160 diferentes programas.
  • Conestoga College: um dos únicos que oferece cursos de engenharia credenciados baseados em faculdades. Possui mais de 200 programas e fica na cidade de Ontário.e também 
  • Langara College: especialista em oferecer programas de transferências para universidades, Langara fica em Vancouver e oferece 4 principais programas: 4-year Bachelor’s Degree, Associate of Arts and Science Degrees, 2-year Diploma and 1-year Certificate Programs, Post-Degree Programs e o LEAP.

Esses programas são mais indicados para quem quer uma qualificação mais reconhecida no país e quem tem intenção de futuramente imigrar para o Canadá. O visto permite ao estudante aplicar para uma permissão de trabalho após a conclusão do curso conhecido como PGWP (Post-Graduation Work Permit).

Requisitos para se cursar um College no Canadá

Para dar início ao processo de visto, é necessário que o candidato cumpra alguns requisitos, como:

  • Escolaridade: ter ensino médio completo para Certificados e Diplomas e bacharelado para Advanced Diplomas e Graduate Certificates (pós graduação)
  • Nível de inglês: comprovação de nível de inglês de acordo com a instituição de ensino. Para college privado é preciso ter nível de inglês a partir do intermediário e para college público a partir do avançado.
  • Perfil para o visto canadense: comprovar através de documentos que o curso que deseja fazer no college tem ligação com a vida profissional e acadêmica no Brasil até então e que há boa condição financeira para viajar.

Estudar e trabalhar no Canadá 

Tanto os Colleges particulares, quanto os públicos dão a possibilidade de estudar e trabalhar legalmente no Canadá, sendo necessário apenas que o curso tenha duração superior a 6 meses. Para que o estudante consiga trabalhar e estudar, ele deve comprovar que vai fazer um curso de ensino superior em uma escola designada pela imigração canadense e receberá seu visto canadense de Study & Work. O estudante tem direito de trabalhar legalmente até 20 horas semanais, durante seus estudos. 

Um programa muito procurado pelos intercambistas é o Co-op (Cooperative Education). Ele é um tipo de estágio que combina a teoria estudada nas escolas, com a experiência de um trabalho prático. Muitos estudantes o confundem, acreditando que ele é uma espécie de curso, mas ele é um componente de um curso ou programa de estudo, utilizado para complementar o que o aluno já está estudando.

Esse estágio pode ou não ser remunerado, e a instituição que decide a quantidade de horas que será trabalhada, levando em consideração que a carga horária não pode ultrapassar 50% do total do programa de estudo do College. Para que o aluno receba o certificado de conclusão de curso, ele terá que estagiar as horas necessárias estabelecidas. 

Para quem deseja aprender, colocar em prática e conhecer de fato o mercado canadense, o Co-op é um facilitador, porque não é exigido o visto de trabalho, que só é possível com os cursos superiores. 

Os profissionais mais procurados e cursos mais comuns que contêm o componente de de Co-op são:

  • Administração e Negócio
  • Tecnologia da Informação
  • Marketing
  • Engenharia
  • Design
  • Culinária
  • Animação e 3D
  • Turismo, Hospitalidade, Hotelaria e serviços

Preços para  estudar em um College no Canadá

Os valores variam e dependem muito da particularidade de cada aluno, fatores como: nível de certificado do programa escolhido, duração do curso, área que o estudante quer se especializar, são quesitos que encarecem ou barateiam o custo. Mas em média, o valor de um College público é a partir de C$ 7500 por semestre e  de um College privado parte de  C$ 7500 por ano. 

O que não falta no Canadá são oportunidades ! Se você é alguém que está pronto para estudar, colocar a mão na massa e se jogar, venha bater um papo com a nossa equipe e juntos vamos encontrar o College certo para você

Orçamento
Atendimento
Whatsapp

WhatsApp